Evolução da cicatriz da tireoidectomia

Se existe método que promete afinar, clarear ou melhorar a aparência da cicatriz, estou testando. Há quem defenda o “uso” da marca como um troféu da vitória sobre o câncer. Acho válido, mas não em mim, que tenho tendência à cicatrização hipertrófica.

Quer saber como cuidar da cicatriz? Clique AQUI

Depois de lançar mão de protetor solar, cicaplast, kelocote, cicatricure, contractubex, medgel e mepiform (estas duas últimas são fitas de silicone), aceitei que as coisas ficariam desse jeito:

Image

Clique para aumentar

 Estive no consultório do Dr. Augusto Mendes para levar alguns resultados e a cicatriz chamou a atenção dele. Contei que já tinha feito de tudo e tcharãaa… eu estava enganada. Ainda não tinha tentado todas as opções e fui encaminhada para um cirurgião plástico. O próximo passo: infiltração de corticóide.

O procedimento é simples e dura menos de um minuto. O cirurgião injeta o corticóide com uma agulha bem fina em toda a extensão da cicatriz. Com uma aplicação já dá pra ver a diferença, mas cada corpo reage de uma forma e podem ser necessárias outras sessões.

Já tive piercing e tenho uma tatuagem grande nas costas; faço sobrancelha no salão e uso cera fria no buço (antepassados portugueses, hehehe). Nada disso doeu tanto quanto essa tal infiltração.

Se não acredita, veja só como ficou a região logo após o procedimento:

Image

Clique para aumentar

E o resultado? Meu parâmetro é essa bolinha onde ficou o dreno. Ela era bem grandinha e agora parece uma espinha mal curada.

Deixarei a imagem comparativa responder:

Image

Depois da primeira aplicação, pensei que nunca mais voltaria ao consultório, no entanto, já indo para a 3ª injeção. Se serve de consolo: a 2ª vez foi bem menos traumática.

Já dizia minha mãe (e a mãe dela repetia para ela): “quem quer ser bonita, sofre”. Pra mim, o sofrimento ainda está valendo a pena.  : )

Anúncios

18 respostas em “Evolução da cicatriz da tireoidectomia

  1. Nossa savana evoluiu super bem a cicatriz com o uso do corticóide, a minha está bem fininha fui orientada a fazer massagens no local para soltar a pele e usar bastante hidratante e protetor solar; para 17 dias de pós operatório acho q está ótima !

    • Ficou bem melhor, né? Tõ em dúvida se vou para a terceira aplicação ou se fico conformada. Ao vivo tá mais discreta ainda. Depois manda uma foto da sua cicatriz pra mim? Fiquei curiosa. :D

  2. Olá! Acredito que você poderia usar sim Cicatricure o gel na sua cicatriz agora, no meu caso resolveu bastante (outro tipo de cicatriz). Tudo de bom pra vc, sua cicatriz ficou muito melhor!

    • Oi, Marie! Comprei Cicatricure e me deu alergia. Ficou muito inchada, vermelha e coçando demais, então descontinuei o uso. Mas obrigada pela dica! Bom saber que foi eficiente para você! :)

  3. Adorei seu blog. Fiz a cirurgia com retirada total da tireoide dia 28/01. Esta super recente,mas o que mais incomoda e a alimentação, ainda estou somente com líquidos, pois a garganta doe muito.
    o médico acha que talvez não precise da iodo terapia. Bem, na próxima semana vou saber !!!
    Vamos nos falando!!

    • Oi, Rejania, tudo bem? Que bom que gostou do blog. Fico muito feliz! :)
      De onde você é?
      Realmente, nos primeiros dias é bem chato, mas como eu sou comilona, comia mesmo assim. Tá usando pastilhas pra garganta? E aqueles sprays? Bom… a parte boa do incômodo é que logo ele passa, né? :)

      Abraços e boa recuperação!

      • Savana,
        Sou de Fortaleza.. Que pastilhas você usava? Hoje a tarde tive um acesso de tosse, morria de medo de arrebentar os pontos. Mas melhorei tomando sorvrte….rs.
        Essa doença pega a gente de surpresa nao é…assusta muito. Mas blogs comoo seu nos faz fficar mais tranquila, pois acontece, enfrentamos edamos a vovolta por cima, não é.
        Em relação à iodo terapia estou aguardando o resultado da biopsia, pois não precisei fazer esvaziamento cervical, meu médico acha que não precisarei fazer a iodo terapia. Mas estou aguardando.
        Depois quero suas dicas para a cicatriz.
        Beijos
        Rejania

  4. Oi Savana
    Fiz uma aplicação de Nitrogenio na minha cicatriz com Dr. Cleones. Ja ouviu falar? Fiz a minha cirurgia em nov/13 e graças a Deus não precisei fazer Iodoterapia. Adoro seu blog. Bjs

      • Savana, dói sim…affff
        Ficou inchado e vermelho depois. Nao sei se terei coragem de fazer as 2 que faltam…rs
        Fiz na Cedermes com dr Cleones, na Paulo VI. Vc conhece?
        Me tira uma duvida, vc fez iodoterapia? Nao vi postagens e fotos a respeito.
        Bjs
        Cris

      • Oi, Cristina. O que eu fiz tb doeu, mas melhorou muito. Vc fez quantas sessões? O plano cobre? Haja perguntas, né? Eu conheço a Cedermes, mas não Dr. Cleones. Tô pensando em ir dar uma olhada pra ver se dá pra melhorar. :)
        A iodoterapia foi recomendada, mas depois voltaram atrás pq eu fui considerada paciente de baixo risco, então não fiz esta etapa. Bjoss!

  5. ola amiga, fiz a cirugia em dezembro/13 ate ai tudo bem, depois veio outra surpresa: Precisa fazer iodoterapia, marcado para 26/02/14 ta chegando..minha duvida e: Dieta o que posso comer apesar que os médicos passaram o que pode e o que não, minha duvida: Pela manha o meu desejum e um suco verde, couve, hortelã, salsinha, abacaxi, gengibre, maca, cenoura bato com agua e depois acrescento a linhanca dourada já triturada, o que vc acha? Quero outras sugestões de receita. Quanto a cicatriz ficou muito bem depois mando foto, obrigada pela sua disposição, abraco, magaly antunes

  6. Olá Savana e leitoras. Parabéns pelo blog! Infelizmente fiz parte da crescente estatística de cancer de tireóide (papilífero e microscópico…por sorte). Digo, “fiz” pq com a tireoidectomia ele já saiu de mim pra beeeeem longe :)
    Descobri o “probleminha” lá pelo dia 25 de novembro de 2013 e dia 15 de dezembro estava operando….estou feliz com o resultado da minha cicatriz, apesar de ter tido dificuldade com o Contractubex (alergia…coça bastante, fica vermelho…obviamente desisti dele). Nesses 3 meses e pouco após a cirurgia, utilizando apenas a fita de silicone, o que ainda me incomoda é que a cicatriz não clareou muito, mas também não ficou alta (já que tive problemas anteriores com quelóides).
    Outra coisa que ainda faço (sempre) é cobrir a cicatriz com micropore cor da pele pra sair na rua…não confio no protetor (principalmente na praia). Penso que ele pode causar alguma reação e contribuir para coloração da cicatriz….Toda à noite durmo com a fita de silicone e cubro durante o dia com o micropore….não sei como postar foto aqui…mas se tiver um jeito, eu tiro uma foto e mostro pra vocês como está.
    Com relação aos outros problemas que li sobre a cirurgia e após a mesma, tive a sorte de não ter nenhuma complicação….nenhuma mesmo. O que está dando trabalho é o ajuste do TSH….meu T4 está normal, mas estou com hipotireoidismo….O TSH estava dando na primeira análise 5x mais que o valor referência….aumentamos a dose de levotiroxina de 88 mcg (ajustado com base no meus 53 Kg) para 112 mcg….e ainda ficou super alto o TSH (4x maior que o valor referência…). Agora (faz 3 dias) que estou tomando 150 mcg. Principal sintoma do hipotireoidismo no meu caso: MEMÓRIA….a coitada foi pro saco….tive que adotar a técnica do registrar TUDO (vale quadro branco, postit, caderninho, foto com celular…), para não esquecer de coisas importantes.
    Bom, de fato, o pior já passou….e por “ter sido” papilífero e microcarcinoma, fui agraciada com a notícia que não é indicada a iodoterapia…então o negócio é correr pro abraço e ajustar logo esse hormônio tão, tão, tão importante. Sorte para todas!!!

  7. Bem fiz a cirurgia no dia 27 de setembro de 2013 ., e aconteceu algo meio que inesperado tive um seroma consideravel , que meu medico Dr Terence aspirou com maestria .. rsrs. pensei que fosse doer mas não doeu aspirou no dia que fui fazer a retirada dos pontos . Mesmo aspirando ficou um residuo que foi sumindo com o tempo. Sou negra e por incrível que pareça não sou de fazer quelóide mas mesmo assim ele me indicou a pomada Contractubex nos primeiros 30 dias protetor solar e skimatix gel de silicone por dois meses. . Gente nem parece que fiz cirurgia pois no auge dois meus cinquenta e poucos mais parece uma ruga de gordura rsrsrs. Bj meninas MarciaSS

  8. oi estava dando uma olhada na internet sobre cicatriz da tireode e achei seu blog ..meninas operei dia 14.2 2014..minha cirurgia foi bem .mas depois tive que voltar para o hospital meu pescoço inchou muito e ficou muito escuro..mas graças a Deus depois de cinco dias voltou a cor normal so ficando muito inchado…tive que passar pelo processo da iodoterapia..e meio chato mas venci..agora estou tentando recuperar a minha vda.estou usando a fita drevisson para cicatrz ..mas a marca esta bem forte ainda .e meu pescoço ainda anda um pouco inchado.muitas duvidas,muitos receio.mas vamos vecendo em nome de jesus..alguem sabe sw esse inchaço e normal..

  9. Oi Savana! Que lindo o seu blog! Excelente iniciativa, parabéns! Eu montei o meu blog também, mas a correria contribuiu muito para o abandono, e a preguiça também…rs
    Também fui contemplada com o Carcinoma Papilífero. Desconfiei no final do mês de fevereiro/2014, bem no comecinho mesmo (minha voz ficou rouca).
    Corri atrás, fiz um monteeee de exames, (o resultado da biopsia saiu final de março/2014), dia 10/04/2014 eu operei. Eu não quis cozinhar o problema em banho maria e fui resolvendo tudo rápido (o meu plano de saúde também é bom e permitiu a agilidade).
    Em 12/06 eu fiz a iodoterapia e uma semana depois, a Cintilografia.
    Semana passada eu apresentei mais exames para o meu cirurgião e ele disse que daqui um ano eu posso repetir a Cintilografia, está tudo ok e estou curada. O preparatório da iodoterapia foi tranquilo pq eu não precisei suspender os comprimidinhos de hormônio (um alívio pra mim). Tomei duas doses da injeção Thyrogen (uma em 10/06, outra em 11/06 e no outro dia fiz a iodoterapia). Meu organismo está “flutuando” ainda, estou sofrendo horrores com a ausência da minha tireóide, mas creio que as coisas já vão se ajustar daqui pra frente. Por incrível que pareça, emagreci 12 kilos…rs
    Mas a perda de peso não tem a ver com o Carcinoma pq isso foi coisa muito bem resolvida na minha cabeça. É claro que a ausência da tireóide contribuiu pro meu cérebro entrar numa de “curto circuito”. O que está me consumindo é a depressão… comecei a me tratar no ano passado, porém, a depressão estava presente bem antes do inicio do tratamento. Mas isso é outro assunto, só queria explanar que o motivo que me fez emagrecer foi a depressão.
    Um beijo enorme e mais uma vez, parabéns pela iniciativa do blog!

  10. Em relação a cicatriz o que vocês acham que tem realmente colaborado para o sumiço dela, o contractubex, o kelo kote ou as fitas adesivas ?

  11. Nossa q bom q vc n sofreu com a aplicação ,mas como vc msm disse cada organismo reage de uma forma fiz 6 Aplicações de corticoide eu senti a dor de uma contração forte em TDS as aplicações e durante 4 horas depois ainda sentia a intensidade da dor ,parei por n aguentar mais a dor …
    Sofro muito com a coceira e dor da quelóide q cd dia Só aumenta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s