Dieta sem iodo – dicas, lanches e petiscos

Ok… começou a dieta sem iodo. Hora de se desesperar? Não! Dá pra comer arroz, feijão, macarrão de sêmola, carne e frango. Já dá pra passar bem, né? (“Mais ou menos”, responde a pessoa que gosta de comer junkie food na rua).

Como já falei anteriormente, a dieta tem muitas restrições, mas outras tantas coisas são permitidas e, ao menos no diz respeito ao almoço e jantar, não há com o que se preocupar. Na verdade, senti mais falta daquilo que fazia parte do meu cardápio diário, como queijo e achocolatado em pó, do que de delícias esporádicas (brigadeiro, tortas, sorvete e etc).

Dito isso, vamos ao tópico deste post e que é o verdadeiro problema da dieta: os lanches! Sim, afinal, ninguém vai parar no meio da tarde pra bater um macarrão com frango e nem vai ao cinema com uma marmita recheada com bife e arroz, né? Er… mais ou menos! Aí é que está a dica nº 1. 

1- Se prepare! Vai ao cinema ou pra algum outro lugar e corre o risco de sentir uma fome fora de hora? Faça sua marmitinha com castanhas de caju e do pará (atenção: não podem ser salgadas por motivos óbvios) e ameixas secas. Damasco seco, morango e uvas também são boas opções de frutas para essas ocasiões. ;)
P.s.: Caqui não pode.

Marmita baseada em fatos reais - Essa me acompanhou quando fui ao Cinemark2 – Se prepare mesmo! Vai dormir fora? Não esqueça de levar tudo o que você precisa para fazer o seu café da manhã. Eu levei suporte para filtro de café, filtro de café, café em pó (não pode ser solúvel), leite desnatado em pó, manteiga sem sal, cream cracker e até banana-da-terra. 

dormirfora

3 – Se prep… OK, até aqui espero que já tenha ficado claro que planejamento é fundamental. Tenha por perto: frutas que você gosta, cream cracker (não vale exagerar), refrigerante transparente e algumas guloseimas permitidas, como gelatina de limão (lembram? não pode corante vermelho). 

4- Para curar a vontade de doces que aparece no meio da tarde – Banana é minha fruta favorita e ela sempre vai aparecer de alguma forma. O que eu faço: corto em rodelas, cubro com açúcar (sou bem generosa neste aspecto) e coloco no microondas por um minuto. Em seguida, basta abrir a portinha e perfumar a casa com um delicioso aroma de doce de banana. Pitadas de canela casam muito bem! ;)
Para turbinar: junte algumas ameixas secas na mistura antes de levar ao microondas.

5 – Tô com fome e não tem arroz e feijão – Não é exatamente a dica mais gostosa de todas, mas é válida para os momentos em que a larica bate com força. Cozinhe macarrão de sêmola (massa que não leva ovos) e não esqueça de colocar sal não-iodado na água. Depois de cozido, junte uma colher de manteiga sem sal e orégano. Eu disse que não era tão bom, né? Mas aqui é para situações de emergência. :)

6 – Aprenda algumas receitas – Foi por causa da dieta sem iodo que fiz uma das melhores descobertas da vida: o bolo de banana. Ficou tão bom que fiz duas vezes e nas duas vezes ele foi aprovado por pessoas que não estavam na dieta. Não leva ovo e nem leite e ainda assim dá certo!

Lá vai!

  • 2 xícaras de farinha de trigo – sem fermento
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (vai fazer o papel do fermento)
  • 1/2 colher de chá de sal sem iodo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de óleo de canola (o de soja não está liberado em algumas dietas)
  • 4 bananas bem maduras
  • 1/4 de xícara de água
  • 1/2 xícara de nozes, amêndoas ou avelãs (opcional)

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture os ingredientes secos: farinha, bicarbonato e sal. Reserve. Em uma tigela separada, misture açúcar, o óleo e a banana amassada e, em seguida, adicione água à mistura. Nesta hora, dá um mini-desespero e você acha que vai perder todos os ingredientes, mas tenha fé. Adicione a mistura da farinha e as nozes picadas se preferir. Usei Castanha do Pará. Unte e enfarinhe a fôrma. Pra dar um tcham, coloquei açúcar no fundo e, sobre ele, rodelas de bananas. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Podem notar que ele não fica fofinho como os bolos convencionais. É um bolo meio ~massudo~, mas muito bom mesmo assim. :)

Clica que aumenta

montagem bolo

7- Leia rótulos e encontre industrializados permitidos 

Além do Cream Cracker, que deve ser aquele com a menor taxa de sódio que estiver nas prateleiras, recomendo doce de banana… pra variar!

mbananaE essa marca de mandioca congelada aipim para fritar. ;) mandioca

Na foto, como coadjuvante, tem meu próprio hambúrguer. Nhaaam! Receita dele na próxima postagem.

No mais, uma ressalva: minhas recomendações foram baseadas em algumas pesquisas e na minha dieta. Talvez a sua seja diferente. Não esqueça de checar tudo com o setor de medicina nuclear. ;)

Anúncios

13 respostas em “Dieta sem iodo – dicas, lanches e petiscos

  1. Oi Savana leio seu blog em cada etapa do meu tratamento que passo e está sendo super preciosas as suas dicas ! Amanhã volto a trabalhar e já estou fazendo a dieta pobre em iodo ! To pegando as suas dicas e receitas e preparando as marmitinhas pois sairei de manhã e só volto a noite !

    • Oooi, Renata! Só vi seus comentários hoje! Desculpa a demora em responder! Que bom que as dicas estão sendo úteis… o importante é tornar o processo menos enlouquecedor, afinal, são tantas dúvidas, né? Já voltou ao trabalho? Tá se dando bem com a dieta? Eu até emagreci 1,5 kg, mas depois engordei tudo de novo. :(

  2. Oiii Savana…fiz a cirurgia a um ano atrás…e já tive foco na cervical e mediastino…fiz iodo duas vezes..e agora estou de novo na dieta pobre em iodo para um novo PCI..Eu engordo na dieta pq sem o remédio entro em crise de hipotireoidismo, pode??rsrs Estou craque em tudo o que se trata de carcinoma papilifero..se eu puder ajudar…só “gritar”..rs..bjo

    • Oiii! Tudo bem? De onde você é? Pelo visto vc é craque mesmo! Hehehehe… mas vem cá: eles não solicitaram thyrogen pra você não ter que entrar em hipo? Fiquei em hipo na primeira cintilografia e, quando fui fazer a PCI, usei thyrogen e foi beeeeeem melhor. Bjos!

  3. Oi Savana, tudo bem?
    Recebi o resultado da biopsia.. O médico sugeriu fazer uma dose ambulatorial de iodo. Você conhece esse tipo de dose? Não precisa internar e nem se afastar das pessoas em casa.
    Amanhã tenho consulta com a endócrino e vou ter muitassssss perguntas…:)
    Beijos

    • Oi, Rejania! :)

      Já ouvi falar sobre essa dose, sim. Você entra em um dia (de tarde, por exemplo), toma o iodo e no dia seguinte, logo cedo, vai pra casa. Me disseram que tem sido um método comumente utilizado em casos de pacientes de baixo risco e a dose costuma ser abaixo de 100 mCi. Depois me conte o que sua endocrinologista falou, tá? :)

      Beijos!

  4. Bom dia Savana, iniciei nesta segunda, dia 24/02 a dieta sem iodo e me parece que vou me dar bem…….pois gosto de arroz, feijão, verduras, legumes e frutas. Peguei suas receitas, a de hambúrguer e do bolo de banana e vou fazer agora no feriado de carnaval. Após o tratamento com o iodo, posto minha experiência.
    Abraços,
    Adriana
    Cuiabá-MT

  5. Pingback: Tireoidectomia – Fevereiro | Carcinoma Papilífero – e agora?

  6. Ameiiii teu blog! Li todo ! Estou fazendo a dieta para fazer a iodoterapia ! Tens alguma dica pão ?

  7. Menina, preciso te contar que tomei a liberdade de fazer umas adaptações na sua receita do bolo de banana e, não é por nada não, mas ficou uma delícia! Substitui uma das xícaras de farinha por farelo de aveia e o açúcar comum por açúcar mascavo. Ao invés de polvilhar farinha na forma, polvilhei açúcar mascavo tbm e cortei as bananas em tiras (no comprido), resultado: o bolo ficou delicioso e lindo!
    Descobri seu blog ano passado quando fiz a dieta pela primeira vez, que foi no período do meu aniversário, portanto, esse foi meu bolo. Esse ano tive que fazer a cintilografia novamente, e lógico, recorri ao bolo. Aí fiz essas adaptações que deram muito certo. Pena que não dá pra postar foto aqui pra você ver.
    Muito obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s