Iodoterapia… Dieta sem iodo… bichos de sete cabeças?

depende
Esses são pontos que geram grandes dúvidas em quem vai passar pelo processo e nas pessoas próximas ao paciente. “Iodoterapia? Que é isso? É tipo yoga? Aromaterapia? Cromoterapia?”.

Ainda não passei pela iodoterapia, então não posso responder com conhecimento de causa, mas sei que assim como alguns cânceres usam a quimioterapia, o de tireoide usa o iodo radioativo como tratamento complementar ao procedimento cirúrgico. Aqui vai parte da explicação que encontrei no ótimo blog Radioativos 131:

Iodoterapia é um tratamento feito à base do iodo radioativo, chamado Iodo131. O paciente vai para um hospital onde ingere uma dose de iodo radioativo via oral, por meio de um canudinho. (O líquido é transparente e não tem gosto).

Em seguida, ele fica em um quarto durante até três dias, e não pode receber visitas porque seu corpo emitirá radiação neste período. O tratamento é indolor e exige apenas alguns cuidados. O paciente deve evitar contato físico com outras pessoas durante a internação e durante mais alguns dias depois de voltar para casa. Seus talheres, copos, toalhas devem ser separados das outras pessoas durante cerca de uma semana após a alta. Depois de pouco tempo, toda a radioatividade é eliminada do corpo e a pessoa volta às suas atividades normais.

Fonte: Radioativos131

Sendo assim, a ordem é mais ou menos esta:

1 – Cirurgia

2 – Dieta para PCI (ou cintilografia da cervical… varia de acordo com o médico)

3 – PCI/cintilografia

4 – Iodoterapia

Às vezes acontece uma pausa entre os passos 3 e 4 (meu caso), então a dieta tem que ser retomada.

Sobre a dieta, minha resposta é: bicho de sete cabeças? Mais ou menos. Fazer dieta não é fácil, mas o quadro piora quando não podemos cometer nenhum deslize. Quem nunca se excedeu e comeu o que não podia no almoço, mas compensou no jantar ou no dia seguinte? Pois é, mas aqui não rola. Não pode comer e acabou.

Na verdade, os maiores problemas da dieta pobre em iodo são:

  • O trabalho que ela dá – Não dá pra comer nada (ou quase nada) fora de casa. Isso porque o uso de sal comum costuma ser vetado. É preciso comprar o sal não-iodado (cloreto de sódio) em farmácias de manipulação ou pela internet. Sendo assim, exige habilidade com o fogão e intimidade com as panelas para preparar suas refeições e lanchinhos.
  •  As tentações – Você sai de casa e se depara com uma série de delícias, mas não pode comer quase nenhuma delas. Ou pior: começa a ter vontade de devorar coisas que nem despertavam tanto a gula, tipo atum. Falo por experiência própria. Antes de entrar na dieta, tinha uma lata de atum fechada, guardada há semanas no armário. Foi só ser proibida de comer enlatados e frutos do mar para eu passar a olhar para ela com olhos de cobiça.
Não, obrigada!

Não, obrigada!

As restrições variam de acordo com a clínica/hospital onde o paciente vai fazer a PCI ou a iodoterapia. Existem lugares que permitem a ingestão de 01 pão francês por dia e outros que o vetam totalmente. Já vi dietas que liberam o consumo leite e outras que só autorizam o uso da versão em pó E desnatada, excluindo todos os derivados. O ponto em comum entre todas elas: não consumir frutos do mar e whisky nacional; evitar TUDO o que tiver corante vermelho (inclusive Coca-Cola) e não tomar banho de mar.

Uma voadora direto na vaidade feminina: por cerca de um mês, nada de cosméticos com cores. Isso inclui: batom, blush, gloss, delineador, máscara para cílios, tintura para cabelo e por aí vai. Bronzeador também está na lista de proibidos. O que se salva? Hidratante, desde que seja branco ou transparente.

Sua/Minha reação:

oque

O assunto é muito extenso e hoje vou parar por aqui. Para quem quiser se aprofundar no tema, sugiro uma visita ao site da Cermen, clínica de medicina nuclear que fica em Curitiba. Pra mim, é um dos mais explicativos.

Dieta pobre em iodo – http://www.cermen.com.br/terapias-dieta-pobre-iodo.php
Iodoterapia – http://www.cermen.com.br/terapias-dose-terapeutica-iodo.php
Cuidados após a dose de iodo – http://www.cermen.com.br/terapias-cuidados-iodo-131.php

No próximo post: receitas e dicas de lanchinhos legais que salvaram meus dias. :)

Anúncios

10 respostas em “Iodoterapia… Dieta sem iodo… bichos de sete cabeças?

  1. Noooossa Savana! Eu não tinha noção de todas essas restrições não. Além da comida que já é uma barra aguentar, os cosméticos também entram na história? Nesse momento você esta fazendo a dieta, mas quando fará a iodoterapia para se livrar logo dessa etapa?

  2. Fiz o primeiro exame de PCI em 2012 e estou me preparando para fazer novamente após 2 anos. Confesso que não achei nada dificil na primeira vez e agora estou tirando de letra. Basta ter a consciencia de que está contribuindo para nosso bem . Vale a pena pois passa tudo muito rapido e nem nos apercebems. Vamos em frente pessoal são apenas dias que nos faz permanecer aqui por muito tempo. Boa sorte a todos que estão se preparando para tal procedimento. Qualquer informação podem entrar em contato comigo no ymapolymapol@gmail.com

  3. Fui diagnosticada com suspeita de câncer de tireóide (carcinoma papilífero), então fui para o procedimento cirúrgico e foi confirmado! Agora eu estou na dieta do iodo; dieta um pouco ruim mas é preciso ….se eu já não tivesse passado por tanta coisa por problemas de saúde , acho q o choque teria sido bem pior!
    Mas graças a Deus é só por 30 dias e eu to seguindo rigorosamente, agora dia 18 de dezembro, eu já faço a aplicação do iodo. O mais importante é a presença de Deus em nossas vidas é a fé que vc vai ficar curada. Segura na mão de Deus e vai!

    • Vá tranquila Perola. Cada momento de nossa vida é uma pérola cultivada. São apenas momentos, mas que resultam numa forma de pensar e ver a vida com olhos diferentes. Todo desconforto desaparece e voce será mais uma vez vitoriosa

  4. Seu blog é muito descontraído, em um momento difícil domo este, precisamos dessa descontração e de todo apoio possível. Paz e luz para você!

  5. Depois de duas cirurgias no prazo de duas semanas, porque na primeira vez acharam que era benigno, vou começar a dieta para a iodoterapia. Confesso que ela não me assusta muito, se bem que não vai ser fácil trabalhar fora e manter a dieta. Terei que levar os lanchinhos de casa.
    O que me assusta mesmo é ficar até três dias internada sem ver familiares e talvez nem enfermeiras, etc. Parece que estou sozinha no mundo. Exagero meu? Qualquer ajuda é bem vinda. Bjs.

    • Vá firme e tranquila Tudo é muito mais fácil do que imaginamos. Passei tb prla iodo e confesso a voce que foi fácil Qualquer coisa comunique-se comigo. Onde voce vai fazer? De noticias

  6. Excelente esse blog!!! Encontrei todas as informações que necessito para auxiliar minha mae (72 anos) que fará a iodoterapia e começou a dieta nesta semana. A dieta não é fácil e são muitas as restrições…A iniciativa do blog sobre o assunto foi muitoooo boa… A minha mãe estava em tratamento de hipertireoidismo e num curto espaço de tempo (3 meses) apareceu um gânglio de 2 cm no pescoço q cresceu para 4 cm …quando a endocrinologista viu…já pediu biopsia…q deu carcinoma Papilifero com metástase para os gânglios linfaticos…fez a cirurgia no final de julho…porém com 10 duas teve uma infeccao no pescoço e o médico teve de abrir novamente para drenar…foram 32 gânglios e 1 deles (4cm) deu muito trabalho e tiveram de tirar uma camada de musculo para retirá-lo, consequentemente, mamãe ainda esta sem o movimento do braço esquerdo…como o médico pediu uma tomografia com contraste em decorrentes da infeccao…demorou ainda mais para ela fazer a iodoterapia…mas a gente faz o q é possível e entrega para Deus cuidar dela. Muito grata!!! Abraços.

    • Oi, Lígia! Obrigada pelo seu comentário! :)

      Sua mãe enfrentou uma barra, hein! Espero que daqui pra frente o tratamento dela seja mais tranquilo. A dieta é chata, mas é necessária pra acabar de vez com esse obstáculo em nossas vidas. Já já ela estará esbanjando saúde de novo. :)

      Abraços e dê notícias. :D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s