O que eu e o Ronaldo Fenômeno temos em comum?

Imagem

Assim como a mãe do Lula, nasci analfabeta. Assim como o Ronaldo, “nasci” com os dentes incisivos centrais projetados para a frente, com uma diferença: estarei bonitona ao final do processo. Xico Sá curte dentucinhas, mas eu não.

Agora falando sério. Lembram quando o Ronaldo lançou aquela história de que tinha engordado por causa de um problema na tireoide? Alguns engoliram a desculpa e ficaram com remorso por se referirem ao Fenômeno como “O Gordo” (“alguns” tipo… eu? Hehehe) e outros não se deixaram levar pelo teatrinho.

Na época, não sabia direito como funcionava a tireoide e continuei sem saber até há alguns meses. A questão é que a maioria ignora as disfunções da tireoide e acaba reduzindo o problema a uma visão simplista: “engordou 20kg? Deve ser a tireoide”.

Tenho ouvido de algumas pessoas a seguinte frase: “aaah, tirou a tireoide toda? Então agora vc vai emagrecer”. Se estou de bom humor, explico que não é bem assim. Se a paciência tá no final, dou aquele sorrisinho amarelo e digo: “ôoo!”.

Sendo a simplista da vez: Hipertireoidismo = a glândula trabalha demais, logo, o metabolismo está acelerado e a pessoa tende a perder peso. Hipotireoidismo = o contrário, ou seja, se passei pela tireoidectomia total, é neste grupo que me encaixo. [Para conhecer os sintomas do hipotireoidismo, clique aqui]

A cirurgia completa 20 dias hoje. Ainda não iniciei a reposição hormonal, mas estava feliz da vida por sentir apenas frio. Nos últimos três dias, no entanto, tenho percebido que levantar da cama tem sido mais difícil. A soneca pós-almoço, que costumava durar 40-50 minutos, tem ultrapassado as duas horas e meia – e eu só levanto pq minha consciência fica ali, me puxando pelo pé. É comum ter retenção de líquidos e tenho me sentido inchada, com uma cara permanente de quem acabou de acordar.

ZzZzZzZ...oi?

O que eu e Ronaldo temos em comum? O hipotireoidismo. A diferença é que ele engordou 30 quilos* e eu, três. #oremosparaquenãopassedisso

*De acordo com um monte de sites que visitei, o normal é engordar até seis quilos. Mais do que isso é sem-vergonhice**! [grifo meu, claro] :)

** “Sem-vergonhice” no sentido de comer do jeito errado, em muita quantidade e não se exercitar. Já fui muito sem-vergonha desse jeito e colocava a culpa toda no Berotec. Hoje em dia é preciso explicar tudo pra evitar a fúria da galera nas redes sociais. Já até imagino a manchete: “jornalista diz que gordos não têm vergonha na cara”. Arfz! =X

Anúncios

2 respostas em “O que eu e o Ronaldo Fenômeno temos em comum?

  1. Savs continuo adorando seus posts! Já disse que sou sua fã? rsrsrsrs…
    Quanto ao inchaço você vai tirar de letra pois o pior já passou.
    Todo pós operatório é bem chatinho mesmo eu que o diga ( já fiz seis ) são litros e litros de soro, medicação daqui e dali, não poder se exercitar… na última pensei que ia ficar louca, principalmente quando me vi inchada (vc sabe pq)!
    Sei que tendo uma “ajudinha” do Hipotireoidismo fica mais difícil essa questão.,. Ah, acho que até comentei com vc última vez que nos vimos, meus últimos exames revelaram uma alteração nos hormônios da tireóide, daí descobri que estava com esta “benção” chamada hipotireoidismo (hoje medicada com Puran T4) por isso Savs conheci bem os tais sintomas que você falou pois passei por eles antes de saber o que eu tinha.

  2. Naaane! Eu lembro dessa história do hipo! O pior é que vc tava sem saber o que era, né? Ainda bem que descobriu! Eu não vejo a hora de começar a reposição hormonal, pq o humor já tá dando sinais de alerta vermelho de vez em quando. =X

    Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s