Resultado da biópsia e mais comemoração

Eu disse que voltaria com novidades e cá estou eu. Ontem foi o dia de pegar o resultado da biópsia no Hospital Santo Amaro. Quando liguei pra lá no início da semana, me disseram que poderia buscar o documento a partir das 16h. Eis que chegou o dia 29. Telefonei por volta das 09h30 só pra confirmar o horário e me disseram que já estava pronto para entrega. Uhu! Incorporei o The Flash (sdds anos 90) e cheguei ao setor de entrega em pouco mais de 40 minutos.

Vamos deixar a imagem falar mais que mil palavras?

Clica que aumenta

Huuum… certo. Ninguém tem a obrigação de entender o que está escrito, então vamos ativar a tecla SAP.

O tumor realmente era maligno, mas menor do que aparecia para nós nos exames. Por lá, 1cm. Na real, 0,6 cm. É uma diferença pequena, mas que é suficiente para rebaixar o tal temido carcinoma papilífero devastador e malvado a um microcarcinoma papilífero imbecilzinho de nada (agora, né? que já tá fora de mim, hehehe).

“Tá, Savana. O nódulo era maligno. Qual é a boa notícia?”. A boa notícia é que ele era menor, ora. E que não tem sinal de metástase e nem de outros tumores em formação, já que a biópsia diz que não há alterações no restante da glândula. A notícia nem sempre precisa ser grandiosa pra ser boa.

Bem, temos que considerar que pelo visto eu tinha uma mini-tireoide, né? Enquanto as outras têm entre 15g e 30g, a minha pesava 11g (menos que uma latinha de Vick) e o lobo onde o tumor morava tinha 3,4 cm no maior lado. Tá proporcional, né?

Tireoide slim: mais leve que uma latinha de Vick

Ansiosa e tudo-pra-ontem que sou, liguei pro consultório do Dr. Augusto e perguntei pra Maria se dava pra mostrar o laudo ainda naquela manhã. Sinal verde e lá vamos nós! 

Fui encaminhada para uma médica nuclear, que vai avaliar a necessidade de entrar com o tratamento complementar: a iodoterapia. Se não tiver que fazer, bom. Se for necessário, não tem problema. Até terça! ;)

Anúncios

9 respostas em “Resultado da biópsia e mais comemoração

  1. Q otimo hein Savana?!!!!!!Graças a DEUS!!!
    Eu to nos preparativos…nao vai ter jeito, vou fzr a cirurgia no Sto Amaro, em outro hospital soh seria la p o fim do mês, e qro me livrar logo “disso”…talvez eu faça dia 5 ou dia 12.09…vamo q vamo…ontem tive uma crise de choro…acho q caiu a ficha qndo fui levar o papel da internação…enfim, cm dsse uma colega minha, se existisse câncer bom, seria o d tireoide!Confiança em Jeová é tudo!Não vou fzr um blog,rsrsrs…mas tb t mantenho informada dos meu passos!bjos e boa recuperação!!!

    • Oi, Jéssica! Eu entendo você: quando foi a minha vez, podia escolher entre operar em agosto, no Santo Amaro, e só em setembro no Santa Izabel. Escolhi o primeiro pq também estava super ansiosa pra me livrar do problema o mais depressa possível. Se eu faria essa escolha de novo? Faria sim. Apesar dos problemas do Hospital Santo Amaro, minha recuperação está sendo ótima e é isso o que importa. :)

      Chorar e ter medo é super normal. Só não pode deixar o baixo-astral tomar conta, pq o emocional influencia (e muito!) nessas horas. Procure ficar tranquila que vai dar tudo certo. Aliás, já deu, né? Dentre tantos os cânceres que poderíamos ter, ficamos com o “bonzinho”. Só isso já é motivo pra suspirar de alívio! :)

      Você vai ver… seu maior problema será a dorzinha de garganta e, vamos combinar, isso é tão corriqueiro que nem chega a ser problema, hehehe. Depois me conte pra quando ficou marcada a sua cirurgia! ;)

      P.s.: sabia que por pouco a gente não se encontrou? Fui no consultório do Dr. Augusto no mesmo dia que vc, mas mais tarde. :)

      • Tô sim, fiz a cirurgia já no dia 13/09. Agora chegou a biópsia. e Dia 18/10 irei levar meus exames de sangue para que o médico me fale se vou precisar ou não da Iodoterapia…será que sempre quando existe o Carcinoma é necessário a Iodoterapia? bjos

      • Oi, Maiara! Vc fez aqui em Salvador ou em outro lugar? Eu já ouvi falar de alguns casos em que a iodoterapia acaba sendo dispensada, mas existem muitas variáveis. São vários fatores, dentre eles: se o tumor estava encapsulado, o tamanho, se o resto da tireoide apresentava outros possíveis tumores (ainda que milimétricos)… também depende do seu nível de TSH e dos resultados da cintilografia (ou PCI). Varia muito mesmo! Se você tiver facebook, procure o grupo Amigas da Tireóide. É muito bom pra tirar dúvidas. Pode me add tb, se quiser. ;)

        Ah! E se tiver que fazer iodoterapia, pode apostar que vai ser o de menos. O pior, que foi a cirurgia, já passou! :)

  2. Olá Savana!
    Sei que passou-se muito tempo desde o ultimo post. E sinceramente eu espero que tudo tenha se resolvido. Gostaria de saber como vc se encontra nesse momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s